Blog da Presto

Fique por dentro das novidades

Semana Mundial do Meio Ambiente (01 a 05 de junho)

Fazemos parte da Wtec, indústria especializada em soluções para otimizar ambientes profissionais e hobbystas. São móveis e suportes inteligentes para o desenvolvimento do seu negócio.

E nessa semana do meio ambiente, viemos falar sobre soluções que resguardam e cuidam do nosso planeta, medidas que tomamos e defendemos, ou mesmo apoiamos,  para evitar danos maiores ao meio ambiente.

Um deles é o Tampinha Legal, o maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina. Lançado em 2016 na segunda edição do Congresso Brasileiro do Plástico (CBP), propõe ações modificadoras de comportamento de massa através do fomento e incentivo da coleta de tampas de plástico.

Desta forma aumentando os níveis de esclarecimento quanto ao destino adequado dos resíduos plásticos.

Temos orgulho em dizer que apoiamos e fazemos parte, mantendo nas dependências da nossa Indústria, a coleta dessas tampinhas, onde todos podem colaborar.

TAMPINHAS COLETADAS EM MAIO/2020

Outra ação importante, simples e de baixo custo, é a coleta seletiva, que nada mais é que o recolhimento dos resíduos orgânicos e inorgânicos, secos ou úmidos, recicláveis e não recicláveis que são previamente separados na fonte geradora, recolhidos e levados para seu reaproveitamento. Além deles, materiais hospitalares e radioativos têm um destino diferente.

Além dos contentores específicos para tais materiais, existem outros, por exemplo: para óleo usado, pilhas, baterias, rolhas, etc. Muitas vezes, as próprias empresas que trabalham com esses produtos os recebem de volta depois de usados.

COLETA SELETIVA DENTRO DA INDUSTRIA

Segundo a Resolução do CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) N.º 275/2001, foi estabelecido um código de cores para diferentes tipos de resíduos na coleta seletiva. Assim, no padrão das cores dos contentores os materiais que cada um deles recebe são:

  • Azul: papéis e papelões;
  • Verde: vidros;
  • Vermelho: plásticos;
  • Amarelo: metais;
  • Marrom: resíduos orgânicos;
  • Preto: madeiras;
  • Cinza: materiais não reciclados;
  • Branco: lixos hospitalares;
  • Laranja: resíduos perigosos;
  • Roxo: resíduos radioativos.

Além de outras medidas, também utilizamos tintas livres de metais pesados, tintas W-Eco:

Elas atendem às Diretivas RoHS 2002/95/CE e RoHS-2 2011/65/UE, que regram materiais livres de metais pesados. A diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), que significa Restrição de Certas Substâncias Perigosas, conhecida popularmente como lead-free ou “lei livre de chumbo”, trata sobre a isenção de metais pesados em determinados produtos. Ela foi criada para que não sejam usadas certas substâncias perigosas em variados produtos.

Desde 1º de julho de 2006 é proibida na Europa, a comercialização de qualquer produto que use essas substâncias. O atendimento a este requisito é importante para empresas que atuam no mercado Europeu ou países adeptos de tais políticas ou congêneres.

No Brasil, foi implementada a lei 11.762, em agosto de 2008, que fixa o limite máximo permitido de chumbo em tintas imobiliárias e de uso infantil e escolar, vernizes e materiais similares de revestimento de superfícies. Mas sabemos que no Brasil, não é abrangente estabelecida ou mesmo fiscalizada, através dos anos essa questão vem sendo discutida, mas sem medidas incisivas e periódicas para que isso ocorra de fato.

PROCESSO DE PINTURA

De todo modo, adotamos pois somos cientes dos danos que podem ser causados com tintas que possuem metais pesados em sua composição, o chumbo por exemplo, que pode ser usado como solvente, causa várias doenças e pode ocasionar distúrbios neurológicos na fase uterina. A nossa pintura eletrostática a pó, além de antiferruginosa, é livre de solventes. A Organização Mundial de Saúde (OMS) lidera um movimento mundial de combate aos males causado por contaminação pelo chumbo. De acordo com pesquisadores, não há um nível seguro para o organismo humano e para os animais no que diz respeito ao metal pesado. 

Além de outras medidas temos a redução da quantidade de recursos utilizados, passando pelo tratamento de resíduos e a reciclagem dos descartes, buscamos caminhos para melhorar nosso desempenho ambiental.

Você sabia que nossa empresa em funcionamento normal recicla cerca De 80 toneladas de polipropileno por mês?
Este material é utilizado nas injetoras para a fabricação de cestos e gavetas plásticas.


Continuaremos buscando novas medidas e tecnologias que nos ajudem a transformar a industria parte integrante de um meio ambiente saudável.

Gostou? Compartilhe com seus amigos e nos envie sugestões, críticas ou elogios.

CATEGORIAS
  • Nenhuma categoria
  • Voltar