Blog da Presto

Fique por dentro das novidades

Pouco espaço dentro do lar? Vamos verticalizar

Cesto organizador - Organização doméstica

Imóveis cada vez menores são tendências da construção civil, seja porque o número de indivíduos nas famílias diminuiu, ou porque passamos mais tempo fora de casa do que propriamente nela ou até mesmo facilitar a limpeza e organização do lar, que ocupa o tempo que não costuma sobrar.

 

E com espaços limitados, o grande desafio é fazer com que tudo que é necessário para se viver de modo confortável e aconchegante, caiba dentro do lar.

 

É fundamental usar da criatividade para otimizar os espaços e aproveitar os cantos. Sem que se seja preciso a contratação de um profissional em arquitetura para a realização dessa tarefa, vamos pensar em um “faça você mesmo” com pouco esforço, apenas pôr em prática, deixe que a imaginação controle a missão.

 

Assim como a verticalização das moradias se fez necessária para o aproveitamento de espaços para a construção de mais domicílios, você pode usar as paredes e móveis altos para se beneficiar de cada centímetro quadrado, sem obrigatoriamente estar empilhando coisas, mas sim deixando tudo organizado e de fácil acesso, melhor de tudo, apresentável e bonito.

 

Conceito aberto com estantes como divisórias

Apartamentos pequenos costumam ser construídos com o conceito aberto, em que a ideia de não ter paredes entrega mais mobilidade e funcionalidade, integrando ambientes.

 

Criar divisórias com móveis é a sacada para delimitar espaços, aproveitando uma estante para guardar objetos, por exemplo. Uma estante pode servir como uma despensa na sua cozinha.

 

E não precisa nem ser entre a sala e cozinha conjugadas, pode ser numa área de serviço ou quarto que também é escritório e assim por diante. Pode também servir para colocar objetos de decoração ou até mesmo no quarto, como prateleira de calçados. Outra ideia seria no estilo closet com conceito aberto,  guardar as roupas em várias prateleiras.

 

Cestos organizadores em todos os ambientes

Cestos plásticos são versáteis, baratos, e têm muita aplicabilidade em diferentes cômodos. Resistentes, podem suportar até 40 kg e são empilháveis, no mesmo esquema do conceito aberto para acomodar itens do dia a dia.

 

O grande vão entre eles possibilita o fácil acesso aos materiais, como alimentos e talheres na cozinha, ferramentas e produtos de limpeza na área de serviço, toalhas e produtos de higiene no banheiro, estante de revistas e livros na sala, e para comportar muitos brinquedos, que só quem tem criança em casa sabe como uma caixa faz toda a diferença na organização.

 

Faça uso dos cestos, tanto na sua sala de estar quanto nos quartos, não se prenda a apenas um ambiente. Existem inúmeras formas de aplicá-los dentro da sua residência, ouse e encontra a melhor forma de ter uma rotina organizada com nada espalhado. Aqui tem um conteúdo só com dicas práticas para utilização de cestos na organização doméstica.

 

Prateleiras nas paredes

Antes de sair fazendo buracos na parede que possam causar arrependimento mais tarde, essa ação tem que ser muito bem planejada. Uma saída é investir em móveis planejados, mas e quando não se tem dinheiro para isso, o que fazer?

 

Imagine que seu desejo é deixar os seus livros favoritos à mostra para decoração. Ou colocar suas fotos em porta-retrato, deixando o ambiente muito mais familiar e harmonizado. Só que você não possui espaço para isso.

 

Uma ótima opção é usar prateleiras suspensas sob os móveis mais baixos, como sofás, cama, mesa, dependendo do cômodo.

 

Dessa forma você pode utilizar os suportes de mão-francesa para fixá-la na parede, por exemplo, que sustentam diferentes pesos e tamanhos.

E aí, pronto para colocar em prática nossas dicas e construir ambientes agradáveis e muito bem otimizados sozinho? Espero que nossas ideias se tornem úteis para você.

 

CATEGORIAS
  • Nenhuma categoria
  • Voltar