Blog da Presto

Fique por dentro das novidades

Mulheres que inspiram – Thais Roland

Mulheres que inspiram

Seguindo com nosso ciclo de admiração e respeito, sobre mulheres que foram atrás e hoje constroem mais que uma carreira, são profissionais que buscaram estudaram e se especializaram e inspiram outras pessoas,  temos Thais Roland, 40 anos de idade, nascida em Itaquera, zona leste de São Paulo, casada, possui dois filhos. 

Thais nos contou que é formada em ciência da computação, com o que trabalhou durante 15 anos. E também formada em mecânica pelo Senai, curso esse que decidiu fazer apenas por hobby. Sempre gostou de carros, desde criança sempre teve interesse por carros. E era apaixonada, foi quando decidiu tornar essa paixão em carreira.

“Eu queria alguma coisa para desestressar do trabalho, então fui fazer o curso no SENAI de mecânica por hobby, queria comprar um carro velho e mexer nas horas vagas, foi quando me apaixonei.Em 2011 me apaixonei pelo curso comecei a enxergar que poderia virar profissão.”

Então em 2012, Thais trocou de carreira:

“Comecei a trabalhar com mecânica e foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida, é apaixonante e eu já tinha essa essa relação com coisas manuais e  com manutenção de casa e tudo mais, então foi para mim foi mega inspirador aprender a consertar carro, motor me encantei.”

Na família de Thais não havia mecânicos, mas veio de uma “geração que consertava as coisas em casa”, pequenos reparos de elétrica, hidráulica e sempre acompanhou o pai, avô e tios, que sempre faziam tudo por conta e Thais conta que acompanhou e tinha interesse desde criança.

“Meu avô gostava muito de ferramentas, ele tinha muitas em casa e quando ele se aposentou, para justificar aquele montão de ferramentas em casa, ele começou a fazer pequenos reparos nos carros dos vizinhos, da família. E eu acompanhava isso tudo, ele me deixava brincar com as ferramentas, eu achava o máximo.”

Apesar de ser formada em tecnologia e ter atuado durante 15 anos, Thais estava cansada do trabalho que fazia, e na busca de um hobby acabou descobrindo sua grande paixão e vocação.

Ela nos conta que foi a mudança de carreira foi muito marcante durante sua trajetória:

“Foi um pouco assustador, recomeçar do zero, precisei de um tiquinho de coragem e determinação.”

Desde o começo Thais decidiu, acreditou e fez, para ela foi essencial o apoio das pessoas que a incentivaram e que a ajudaram a nunca desistir.

“Quando comecei mesmo a trabalhar na área e comecei a evoluir na carreira, me apoiei bastante bastante mesmo nas pessoas que são referência no mercado e que elogiavam o meu trabalho, que o fazem até hoje, pessoas que são referência no mundo do carro antigo. Essas pessoas, mecânicos, colecionadores e entusiastas que gostam do meu trabalho, me  falam da importância, da relevância do meu trabalho. Então  isso tudo é o que faz eu continuar.”

Thais ainda nos contou que uma das coisas que mais gosta de fazer no seu trabalho é ensinar outras pessoas, é levar conhecimento e ajudar os outros a evoluírem também.

“Eu gosto muito de botar a mão na massa, arrumar mesmo os carros e fazer revisão.  Desde uma coisa mais simples até uma coisa mais complexa. Mas o que eu mais gosto de fazer é ensinar,  por isso que decidi sair da oficina, porque, eu gosto muito, eu adoro ensinar, então a decisão de sair da oficina e abrir minha própria empresa para fazer os vídeos com as dicas, fazer palestra, workshop, ensinar o pessoal cuida bem do carro é a parte que eu mais gosto.”

 E mesmo realizando muito e inspirando muita gente, Thais ainda possui muitos sonhos e um deles é reformar seu maverick.

“Meu maior sonho é conseguir reformar o meu Maverick,  meu sonho de infância de ter esse carro, sempre fui apaixonada por ele, desde que ganhei um brinquedo que vinha uma miniatura de Maverick, finalmente consegui comprar, por causa de várias circunstâncias acabou aos pedaços aqui na garagem da minha casa, isso me deixa arrasada e eu tenho um sonho muito muito forte de conseguir ressuscitar o meu carro. Poder levar meus filhos na escola com meu Maverick reformadinho.”

Coisas de Menino Nada:

 

Com muito profissionalismo e dedicação, Thais vem ganhando cada vez mais espaço neste universo da mecânica, ela se empenha para transmitir tudo que aprendeu para mais pessoas, no seu blog e canal “Coisas de menino nada”, ela incentiva e inspira. E claro, deixou um recado especialmente para você que acredita e quer investir numa carreira de sucesso:

“Eu gostaria de dizer para as mulheres que pensam em seguir algo,  que ignorem todas essas opiniões ridículas, de que isso é coisa para homem, especialmente para aquelas que tem a intenção de trocar de carreira, experimentem mesmo que por hobby, aquilo que você tem em mente, pode se transformar em profissão, você só vai saber disso testando e experimentando, vai estudar, depois vai trabalhar, tenha contato de verdade com aquilo e sinta. “

Para Thais, a paixão por carros vai além de uma profissão:

“Quando você faz o que você ama, se transforma na sua vida. É impossível separar as duas coisas, e mesmo que não vire sua profissão, você terá um hobby, algo que vai te dar muito prazer do mesmo jeito .”

Continuem conosco e acompanhe essa série especial, que contam com mais duas personalidades do universo feminino e automotivo, mulheres que inspiram, profissionais dedicadas que nos ensinam cada dia mais. Para acompanhar a história anterior clique no link sobre Aldrey Lopes.

Voltar