Blog da Presto

Fique por dentro das novidades

EPISÓDIO 2 – SOLUÇÕES CRIATIVAS COM A PRESTO

Nada como chegar em casa e encontrar um ambiente limpo e organizado, ainda mais depois de um dia cheio. Com certeza é uma das melhores sensações que temos, chegar no final do dia e relaxar. Se jogar no sofá, pra ser mais exato.
E sem sombra de dúvidas é um item indispensável na composição de uma casa, não somente por ser decorativo, mas pelo conforto, design, praticidade e custo benefício, considerando ainda que não trocamos com frequência. De certo que, há quem opte por uma decoração mais minimalista e substitua o sofá por puffs e ou tapetes. Mas ainda assim, o sofá é um dos elementos mais tradicionais nesta composição. E hoje, se faz presente não somente em nossas casas, mas como também escritórios, salas de espera, cantinhos de descanso, bares e uma infinidade de lugares que optam por ficarem mais charmosos e confortáveis com o uso desses móveis. E isso acontece devido a diversidade de modelos que existem, para todo tipo de necessidade, atendendo as mais diversas particularidades, pois variam de tamanho, formatos, tipos de tecidos e inclusive ainda os que podem virar cama, os famosos sofás-cama, sem mencionar as poltronas massageadoras.

Fonte: unplash

Como dito antes, são aquisições com grande durabilidade, claro com os devidos cuidados podem ficar mais anos e anos, até passar de geração pra geração.

Mas, para isso, são necessários certos cuidados que devemos ter, pois são vários os fatores que comprometem o uso destes, ao longo do tempo. Ou seja, eles realmente merecem a devida atenção, já que são fundamentais em nossas casas e demais espaços.

E quem não curte assistir um filminho com a família e comer aquela pipoca no sofá!? Bom, todo mundo, porém acidentes sempre acontecem e algumas coisas acabam indo parar dentro do sofá, além de comida, tem objetos, poeira, líquidos como bebidas ou outros tipo de inconvenientes. 

A limpeza de um estofado é muito importante por diversos fatores, um dos principais é a nossa saúde, com a manutenção adequada conseguimos nos proteger de doenças alérgicas, dermatológicas, pois evita agentes que desencadeiam rinite alérgica e cria barreiras contra ácaros e outros microorganimos. Outro fator,como dito antes, é que conseguimos prolongar a vida útil do móvel, proporcionando ainda um ambiente limpo, organizado e mais bonito.

Fonte: unplash

Bom, vamos ao que interessa! Hoje existem diversos canais, pessoas que compartilham dicas e informações como “faça você mesmo”. Na internet  conseguimos encontrar de tudo um pouco, porém precisamos ficar atento às dicas e verificar o que realmente é válido para fazer em casa. Sempre bom optar por soluções caseiras naturais e que não apresentam riscos à saúde, esse tipo de mistura é bem mais barato do que opções químicas e industriais que encontramos nos mercados e afins. E claro, existem as empresas especializadas, as higienizadoras, etc. Mas agora com o tempo extra em casa, qualquer pessoa pode cuidar e prevenir as sujeiras do tempo.

Abaixo algumas dicas para cada tipo de tecido: 

– Tecido, linho e veludo: Faça uma mistura de 1L de água morna para ¼ de vinagre branco. Em seguida, use um pano limpo para passar a mistura no sofá. E deixe secar naturalmente.

– Couro ou courino: Existem várias opções de couro e são bem delicados, por isso é bom se atentar para não danificar ou manchar a peça. Antes de qualquer ação, verificar a etiqueta do sofá e o que é indicado para limpeza.

– Camurça: Moderadamente umedeça um pano limpo em água e, de acordo com o nível de sujeira do móvel, acrescente detergente neutro.

– Suede, chenille ou jacquard: Para esses tecidos você pode utilizar detergente neutro e uma escova de cerdas macias. Um processo simples para limpeza diária.

Enfim, resolvemos testar uma de tantas variadas soluções que encontramos, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • 100 ml de água 
  • 100ml de álcool
  • 100 ml de vinagre branco
  • 2 colheres (chá) de bicarbonato 
  • 2 colheres (sopa) de amaciante
  • Escova de cerdas macias
  • Borrifador

Esperamos que aproveitem o tempo livre e coloquem essa dica em prática, para deixar seu espaço mais limpo e organizado.

Para mais soluções, continuem ligados com a Presto.

Voltar