Blog da Presto

Fique por dentro das novidades

Episódio 1 – Soluções Criativas Com a Presto



Os processos químicos acontecem o tempo inteiro a nossa volta, em nossa casa, trabalho, em todos os locais utilizamos materiais como cercas, pregos, portões, entre outros, que ficam mais expostos ao  ambiente e acabam desgastando. Isso acontece devido ao elemento químico ferro (Fe) estar em contato com oxigênio (O), presentes no ar e na água. Em algumas regiões esses materiais podem sofrer mais danos devido a presença de sais e umidade maior.

O fenômeno conhecido como ferrugem e ocorre devido à uma reação de oxirredução, acontece quando entre os átomos envolvidos há uma transferência de elétrons. Sendo assim, a substância que recebe elétrons se reduz e por consequência é o agente oxidante; e quem perde elétrons se oxida e é o agente redutor. Esse processo não ocorre sem o outro, sendo assim dependentes.

Realizamos uma pesquisa e encontramos algumas soluções simples que podemos fazer em casa mesmo, por exemplo usar detergente de louça e água morna, esfregar uma esponja de aço ou uma lixa na superfície etc. Por fim, também dá para misturar vinagre e sal para amolecer e soltar as partículas de ferrugem ou usar um produto comercial, como ácido oxálico.

Fonte: unplash

No vídeo abaixo, resolvemos testar uma dessas soluções, você irá precisar dos seguintes materiais:

  • · Vinagre
  • · Bicarbonato de sódio
  • · Água
  • · Recipiente Vazio
  • · Duas escovas de dente
  • · Papel Toalha
  • · Secador de cabelo
  • · Óleo de coco

1. Coloque as ferramentas enferrujadas no vinagre por 3 horas, depois esfregue com uma escova de dentes.

2. Lave as ferramentas em uma mistura, com uma parte de bicarbonato de sódio, mais duas partes de água durante cinco minutos.

3. Enxágüe em água. Seque imediatamente com papel toalha. Use um secador de cabelo para secar bem.

Dica Extra: Se você quiser, ainda pode revestir as ferramentas com óleo de coco para evitar mais ferrugem.

Assim, não será mais preciso você se desfazer de suas tão adoradas ferramentas.

E caso você possua algum produto Presto, não precisa se preocupar, pois todos eles possuem tratamento e acabamento antiferrugem. Para mais dicas, continue acompanhando nossas redes sociais e nosso blog.

Voltar