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Aperfeiçoe sua equipe de mecânicos com estas dicas

Uma equipe de qualidade faz a diferença em qualquer estabelecimento. E, em uma oficina mecânica, como treinar uma equipe para garantir um atendimento de qualidade para seu cliente? 

Separamos 07 dicas para o aperfeiçoamento da sua equipe e vamos compartilhar. Se liga aqui! 


Empatia com o cliente

Quando você é bem tratado em algum lugar, a tendência é voltar mais vezes (e até indicar para amigos). Com oficinas mecânicas também acontece com muita frequência. 

Até porque você já deve ter ouvido a expressão “mecânico de confiança“, não é? Então um bom atendimento e empatia são fundamentais para fidelizar um cliente

Para isso, sua equipe deve ser orientada a demonstrar interesse pelo problema que o cliente está enfrentando. E ter paciência nessas horas vai tranquilizá-lo. 

É essencial a dedicação para que o mecânico possa identificar outros problemas. Ao ser prestativo, demonstra profissionalismo.


Desenvolva habilidades técnicas por meio de treinamentos 

Um bom profissional consegue identificar quando outros problemas podem afetar o veículo futuramente, não apenas resolvendo algo que levou o cliente até sua oficina naquele momento. 

Atitudes assim não vêm somente com a experiência do profissional (que claro, ajuda muito), mas também com o treinamento e atualização do mercado. Por isso, invista nos profissionais sempre!


Defina processos 

Nem sempre os casos que chegarem à sua oficina serão iguais. Até porque são inúmeros os problemas que podem afetar um veículo. Mas sempre é possível definir processos em cada um deles. 

Defina os processos internos e leve ao conhecimento de todos. Isso evita retrabalhos e aumenta a produtividade da equipe. Ah, e sem esquecer que contribui para a qualidade do serviço e garante a satisfação do cliente. 


Manter o ambiente organizado 

Quando falamos em processos, devemos nos lembrar que, quando algo precisa ser feito em determinado lugar, os equipamentos e ferramentas que o mecânico vai precisar precisam estar à mão, correto?

E se não estiverem? Pra onde correr? E se não der pra buscar na hora?

Contratempos podem dificultar a entrega na hora combinada, frustrando o cliente. Então, o ideal é manter tudo organizado

E sabe por onde começar? Confira este conteúdo em que falamos sobre as dicas de organização em oficinas


A equipe precisa ter boa comunicação 

Incentive sempre a comunicação entre todos os setores, sejam mecânicos, administrativo, portaria ou qualquer outro. Isso facilita a entrega das demandas e aumenta a eficiência. 

E esta orientação segue para o atendimento ao cliente. A comunicação precisa ser clara e objetiva, pegando um gancho sobre o que já tratamos: paciência. Explique com calma, principalmente com quem não tem tanto conhecimento sobre mecânica. 


Incentive o surgimento de novas lideranças 

Dentro de uma oficina é interessante ter profissionais que conheçam os processos e sejam hábeis em diagnosticar problemas, sem uma segunda opinião. 

Estrategicamente, um bom líder contribui para uma equipe de alto desempenho. Instigue isso em seus colaboradores!


Uso de equipamentos de segurança e proteção 

Proteção em primeiro lugar. Uma boa equipe é formada por pessoas que estão seguras e que contribuem para a proteção dos colegas de trabalho. 

Para um espaço de trabalho seguro, pode-se contar com os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são:

– Luvas de proteção

– Máscaras e óculos

– Protetor auricular

– Calçados de segurança

– Uniforme adequado


Para a segurança completa em uma oficina, os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) também são fundamentais:

– Extintores de incêndio

– Kit de Primeiros-socorros

– Sinalizadores

– Chuveiro de segurança


Como vimos, uma equipe de trabalho pode se aperfeiçoar com práticas simples e diárias, que farão total diferença no atendimento final ao cliente. 

E aí, o que você achou destas dicas? Pratica alguma delas com sua equipe? Nos conte sua experiência.

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