Blog da Presto

Fique por dentro das novidades

A gourmetização de oficinas mecânicas

Oficina gourmetizada

O estereótipo criado em torno de oficinas mecânicas não nos permite imaginar este cenário de forma gourmetizada, com serviços vip para clientes. Será mesmo?   Se torna impossível presumir que um local discriminado como sujo de graxa e desagradável seja capaz de se tornar um lugar bem apresentado, onde o cliente consiga se sentar, tomar um café, usar o Wi-Fi enquanto espera o carro ficar pronto.

Porém este cenário vem mudando de cara nos últimos anos, os donos de oficinas estão destruindo os estereótipos de oficinas para conquistar melhor o freguês, fidelizar os mesmos se tornou regra, é preciso que este confie no serviço para que volte sempre. Muito também está relacionado à confiança e o tratamento com o público feminino.

Acompanhe aqui dicas de como gourmetizar seu espaço, manter os clientes sempre por perto e tornar seu local de trabalho organizado e muito mais agradável.

 

Ambiente Organizado 

Ambientes em ordem são propícios a se tornarem bem mais falados e elogiados do que outros locais, uma oficina mecânica limpa atrai muitos outros clientes, através dos fregueses já fidelizados. É o tal do marketing de boca a boca, o freguês se torna seu melhor vendedor.

Invista em um local estruturado e bonito, com armários, gavetas, carrinhos, organizadores de ferramentas. É muito importante também aprender a manter esse espaço bem arrumado, transforme em rotina a limpeza do seu local de trabalho. Veja mais sobre ambientes organizados aqui em 5 dicas de organização para oficinas.

Mantenha sempre uma boa aparência, tanto no ambiente quanto com o uniforme de trabalho de todos os colaboradores, isso trará uma maior sensação de organização.

 

Sala de espera tão aconchegante quanto a sua

Era comum, antigamente, se passar horas dentro de uma mecânica sem fazer absolutamente nada, um local hostil, muito barulhento e geralmente com um tratamento que não agradava a todos, principalmente mulheres, que sempre tiveram um receio maior em frequentar oficinas mecânicas.

Hoje em dia o tempo de espera do cliente está muito reduzido, é necessário estudar bem antes de fazer algo.

Projete um espaço para que eles possam aguardar enquanto o carro não fica pronto. É preciso que o público entre na sua mecânica e tenha a sensação de estar em outro ambiente. Você deve pensar à frente dos seus concorrentes, é necessário se colocar no lugar do consumidor e refletir se fosse com você, como gostaria de ser tratado dentro do local?

Uma sala de espera com café, tomadas para carregar o celular e rede Wi-Fi ganham muitos pontos, também é muito importante que você possua um estacionamento ou algumas vagas para que seus clientes possam deixar os automóveis.

 

Público Feminino 

A intenção com a gourmetização de oficinas mecânicas é tornar a experiência muito mais acolhedora, deixando todos familiarizados e confortáveis com o tratamento exclusivo.

Inclusive, trazendo o público feminino e se beneficiando com a ampliação do atendimento a essa parcela de clientes. Mulheres geralmente se sentem hostilizadas nesses locais por não fazerem parte da rotina do dia a dia.

 

Móveis modernos e sustentáveis

A valorização do seu espaço também pode estar nos móveis. É sempre bom dar uma repaginada no local. Entenda que você está dentro de uma oficina mecânica rodeada de materiais reutilizáveis, pneus, calotas que podem ser reaproveitados na decoração.

LEIA TAMBÉM:
10 móveis essenciais para sua oficina

20190122.1 - GRUPO WTEC - PRESTO - BANNER POST BLOG

 

Os pneus, por exemplo, são uma ótima opção de decoração e sustentabilidade, como fazem Leandro e Luana, na Borracharia do Leonardo. Em vez de serem descartados, eles podem se tornar móveis como cadeiras, mesas ou até mesmo canteiros com plantas para deixar o ambiente muito mais agradável. Além disso, você pode ensinar seus clientes como descartar embalagens de óleo, resíduos de carro entre outros.

 

Cores que encantam 

Um fator que agrega muito é a cor do ambiente, aposte mais nelas. Não é por que se trata de uma oficina que precisa ser todo escuro. Brinque com as luzes, utilize móveis que geralmente não encontramos em oficinas mecânicas com mais conforto e modernidade. Você está no mercado disputando com estabelecimentos de alto padrão, não tenha medo de ousar nas cores das paredes e texturas.

 

Sua marca

Trabalhe sua marca pessoal, construa uma identidade, tente fugir dos clichês, como nome do dono, de outras empresas ou até mesmo apelidos. É importante que novos clientes possam te encontrar, por este motivo é muito relevante que possua mais que um nome, mas, sim, uma marca. Dessa forma, você terá maior credibilidade no mercado e facilitará a vida da pessoa ao te procurar na internet. Possua redes sociais sempre atualizadas, este é mais um ponto que facilita para que seus clientes encontrem sua oficina mecânica e aumente a comunicação entre vocês.

Após essas dicas ficou muito mais fácil, desconstruir estereótipos, se for colocá-las em prática nos conte seu feedback por nossas redes sociais.

CATEGORIAS
  • Nenhuma categoria
  • Voltar