Blog da Presto

Fique por dentro das novidades

A GOURMETIZAÇÃO DE OFICINAS MECÂNICAS

A GOURMETIZAÇÃO DE OFICINAS MECÂNICAS

A gourmetização das oficinas mecânicas. A imagem criada em torno de oficinas mecânicas não nos permite imaginar este cenário de forma organizada, com serviços vip para clientes. Será mesmo? Se torna impossível presumir que um local discriminado como sujo de graxa e desagradável seja capaz de se tornar um lugar bem apresentado, onde o cliente consiga se sentar, tomar um café, usar o Wi-Fi enquanto espera o carro ficar pronto.
Porém, este cenário vem mudando de cara nos últimos anos, os donos de oficinas estão destruindo a imagem de oficinas para conquistar melhor o freguês, fidelizar os mesmos se tornou regra, é preciso que este confie no serviço para que volte sempre. 

A gourmetização das oficinas mecânicas: ambiente organizado

Ambientes em ordem são propícios a se tornarem bem mais falados e elogiados do que outros locais, uma oficina mecânica limpa atrai muitos outros clientes, através dos fregueses já fidelizados. Invista em um local estruturado e bonito, com armários, gavetas, carrinhos, organizadores de ferramentas.
Veja mais sobre ambientes organizados aqui em 5 dicas de organização para oficinas.

A gourmetização das oficinas mecânicas: sala de espera tão aconchegante quanto a sua

Era comum, antigamente, se passar horas dentro de uma mecânica sem fazer absolutamente nada, um local hostil, muito barulhento e geralmente com um tratamento que não agradava a todos, principalmente mulheres, que sempre tiveram um receio maior em frequentar oficinas mecânicas.
Em primeiro lugar, projete um espaço para que eles possam aguardar enquanto o carro não fica pronto. É preciso que o público entre na sua mecânica e tenha a sensação de estar em outro ambiente.
Em segundo lugar, você deve pensar à frente dos seus concorrentes, é necessário se colocar no lugar do consumidor e refletir se fosse com você, como gostaria de ser tratado dentro do local?
Uma sala de espera com café, tomadas para carregar o celular e rede Wi-Fi ganham muitos pontos, também é muito importante que você possua um estacionamento ou algumas vagas para que seus clientes possam deixar os automóveis.

Móveis modernos e sustentáveis

Em terceiro lugar, a valorização do seu espaço também pode estar nos móveis. É sempre bom dar uma repaginada no local. Entenda que você está dentro de uma oficina mecânica rodeada de materiais reutilizáveis, pneus, calotas que podem ser reaproveitados na decoração.

Por exemplo, os pneus são uma ótima opção de decoração e sustentabilidade, como fazem Leandro e Luana, na Borracharia do Leonardo,  se tornaram móveis como cadeiras, mesas ou até mesmo canteiros com plantas para deixar o ambiente muito mais agradável. Além disso, você pode ensinar seus clientes como descartar embalagens de óleo, resíduos de carro entre outros.

Cores que encantam

Por exemplo, um fator que agrega muito é a cor do ambiente, aposte mais nelas. Não é por que se trata de uma oficina que precisa ser todo escuro. Brinque com as luzes, utilize móveis que geralmente não encontramos em oficinas mecânicas com mais conforto e modernidade. Você está no mercado disputando com estabelecimentos de alto padrão, não tenha medo de ousar nas cores das paredes e texturas.

Sua marca

E mais uma dica, trabalhe sua marca pessoal, construa uma identidade, tente fugir dos clichês, como nome do dono, de outras empresas ou até mesmo apelidos. Como resultado, clientes poderão te encontrar, por este motivo é muito relevante que possua mais que um nome, mas, sim, uma marca.
E como resultado, você terá maior credibilidade no mercado e facilitará a vida da pessoa ao te procurar na internet.
Após essas dicas ficou muito mais fácil, desconstruir essa imagem, se for colocá-las em prática nos conte seu feedback por nossas redes sociais.

Voltar